segunda-feira, 20 de junho de 2016

quem viu Pinto, Otacílio e Lourival vai daqui por diante lamentar.


Num programa de rádio esquisita
escutei uma música sem noção
era um tal de Wesley Safadão
me deixando a memória muito aflita
eu mudei de programa e veio Anita
e eu vi a cultura reclamar
e não sei onde a música vai parar
sem poesia e plateia sem igual
quem viu Pinto, Otacílio e Lourival
vai daqui por diante lamentar.
Um São João sem canjica e sem pamonha
um balão sem subir e sem fogueira
sem cheirar no cangote a noite inteira
escutando a canção que faz vergonha
é melhor a cabeça numa fronha
aprendendo o forró a respeitar...
Gonzagão não podia imaginar
o forró com pulseira, brinco e tal
quem viu Pinto, Otacílio e Lourival
vai daqui por diante lamentar.
Iranildo Marques - Serra Talhada – PE

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Carta de Esclarecimento


Venho através desta carta aberta comunicar a minha família, aos meus amigos, as minhas amigas e ao publico que me segue nas redes sociais a minha saída do grupo político hoje liderado por João Eufrásio Nogueira onde fiz parte durante 20 anos. O desprezo, a desvalorização e a ingratidão é uma situação que incomoda e através disso eu me sinto expulso do grupo político de João Eufrásio.
Desde o inicio da gestão do ex prefeito José Helder, ou seja, quando passávamos do processo de situação para oposição tive um posicionamento e uma atitude única de comandar, no qual chamei pra mim a responsabilidade de liderar em fazer oposição de maneira forte e dura, onde utilizei minha página na rede social para fazer o que fiz.
Como todo mundo sabe, fiz uma forte oposição, uma oposição dura, valente e guerreira, me joguei e fui pra cima e em nenhum momento tive apoio de João Eufrásio, onde foi o mais beneficiado.
No final do ano de 2014, dois vereadores da situação estavam no Gugas Bar e ambos perguntaram a João Eufrásio o que ele achava daquilo que eu fazia, João Eufrásio respondeu “ Eu e Gabriel não temos nada haver e se um dia Roberto Leal vier a responder à algum processo judicial com relação a estes vídeos e aquelas postagens vai ser problema dele e não nosso ”. Ao saber disso minha mãe ( Zélia ) ligou para João Eufrásio e fez a mesma pergunta dos dois vereadores, a resposta dele foi a mesma.
Na maioria das vezes quando eu mandava um WhatsApp para João Eufrásio, o mesmo visualizava e não respondia e quando eu ligava raramente atendia a minha ligação.
Amig@s meu pai ( Gesse ) hoje é doente devido um acidente que sofreu no dia 21 de Setembro de 1996 ( primeira campanha de João Eufrásio á prefeito ) este grave acidente foi através do cansaço por ter trabalhado a noite inteira transportando pessoas em um comício no distrito de Calabaça e ao terminar de transportar as pessoas sem descansar foi para cidade de Mombaça - Ce pegar umas bandeiras para campanha, na volta á Várzea Alegre – Ce cochilou ao volante e capotou o carro, onde passou quase 90 dias internado no hospital IJF ( frotão ) em Fortaleza, por causa disso meu pai hoje tem problemas mentais, doença irreversível. Em 1996 na primeira campanha política de João Eufrásio meu pai entre outras pessoas trabalharam duro e colocando até combustível nos seus carros do próprio bolso e quando prefeito em nenhum momento João Eufrásio reconheceu aquelas pessoas ente elas meu pai.
No dia 20 de Maio de 1999 ( um dia de Quinta Feira ) João Eufrásio chamou meu pai para fazer uma reclamação sobre um problema em uma linha estudantil e o resultado foi um soco que João Eufrásio deu na cara de meu pai quebrando até o óculos dele e ainda chamou a policia para prende – lo, tudo isso dentro o gabinete da prefeitura, eu estava lá e tem testemunhas, depois desse dia excluiu meu pai de tudo com relação a prefeitura e hoje todos os tratamentos e cirurgias que meu pai fez quem arca com as despesas são eu, os irmãos e as irmãs de meu pai, ultimamente até o empresário João Gregório têm ajudado.
Meu irmão ( Ismael Leal ) sempre esteve ao lado de João Eufrásio, trabalhando sem remuneração nenhuma. Precisa falar o que meu irmão fez por ele ? Quando João Eufrásio pôde ajudar – lo virou as costas para meu irmão. As vezes fico imaginado se não fosse o empresário João Gregório onde meu irmão estaria hoje ? Hoje meu irmão é funcionário e a pessoa da mais alta confiança de João Gregório.
Além destes conjuntos de fatos a gota d”gua da minha saída do grupo de João Eufrásio foi uma viagem que fizemos na casa do amigo Eliano Miguel na Cidade de Campinas – SP e nesta viagem recebi das mãos do próprio Eliano um banner de 3 X 3 metros quadrados com a foto de Várzea Alegre – Ce doada pelo ex prefeito de Várzea Alegre “ Zé Helder ” para nossa Associação ACOMBEVP registramos o presente recebido e baixei no meu facebook, comentei agradecendo a Zé Helder pela sua atitude. No outro dia João Eufrásio mandou um Whats pra mim, quando abrir as palavras mais dóceis que ouvi foi : “ Ladrão, Vagabundo, Pilantra, Canalha, Imbecil e Ingrato ”. Eu pergunto : Quem aguenta isso ? No mesmo Whats João Eufrásio também chama Eliano Miguel de vagabundo safado e Tio Miguel Leal de ingrato sem vergonha. Pra ressaltar quero dar um recado a João Eufrásio : Se algum dia ele me chamar de ladrão em público e não provar entrarei com uma representação no Ministério Público contra o mesmo, outra coisa vagabundo eu também não sou e nunca fui, comecei a trabalhar aos 15 anos de idade com meu pai vendendo água em Várzea Alegre – Ce e hoje acordo as 02 da madrugada aqui em São Bernardo do Campo – SP para trabalhar, além de tudo isso este comportamento de João Eufrásio de não andar em Várzea Alegre – Ce, não dar assistência ao povo, não fazer nada por ninguém, não resolver problema de quem quer que seja não me satisfaz e não é atitude de um líder politico.
Estes conjunto de irresponsabilidades contribuíram para que muitas pessoas, uma delas “ EU ” se desmotivasse, por causa disso o grupo enfraqueceu, perdeu força, o rumo e o foco, acabou a confiança e a credibilidade. Por causa das atitudes de João Eufrásio hoje sinto que este grupo não tem força de lançar um candidato próprio á prefeito este ano.
Todas essas atitudes e esse posicionamento por parte de João Eufrásio não contribuíram a unidade para trilhar um caminho único e apresentar uma proposta política para o progresso e o desenvolvimento do nosso município.
Estou saindo do grupo político onde fiz parte durante 20 anos sem magoa e rancor porque deixo amigos e amigas como, por exemplo, o Vereador Luiz do Conselho, a Vereadora Eliana, Dr. Amarilo, Dr. Hermi Cesa, meu primo Edésio entre tantos outr@s.
O candidato a prefeito em Várzea Alegre – Ce que a minha pessoa apoiar este ano de 2016 será em prol da nossa Associação fundada aqui em São Bernardo do Campo – SP, onde fui eleito Presidente e também para uma Várzea Alegre com um olhar pra frente, com o intuito e a esperança de trazer ao povo uma qualidade de vida melhor e mais digna.
Finalizo dizendo que os homens públicos, as lideranças políticas deverão buscar ferramentas mais modernas de gestão, em minha opinião inovação é a palavra de ordem, não no candidato, mas sim, no modelo de conduzir uma administração e um povo através da democracia, ouvir, atender, dar assistência, estar presente, cuidar, zelar, estes são pontos fundamentais em um perfil de um líder, o que nada disso vejo na pessoa política de João Eufrásio. Por isso me desligo NÃO dos amigos e das amigas que tenho dentro do grupo político de João Eufrásio, não do povo de Várzea Alegre - Ce a quem sempre me acolhe com muito carinho e respeito quando vou a minha terra natal á passeio, mas sim, me desligo do grupo político de João Eufrásio por causa das atitudes citadas aqui.
Não estou cuspindo no prato que comi, muito menos saindo como um covarde, reconheço o que ele fez por mim durante sua gestão, onde participei ativamente e fui beneficiado.
Pelo que fiz por João Eufrásio quando estávamos na oposição eu não mereci o que aconteceu comigo.
Estou saindo, mas saiu de cabeça erguida, olhando com dignidade no olho de cada homem e de cada mulher, pois o que fiz nestes 20 anos ao lado de João Eufrásio foi ajudar o grupo e ao povo durante este período. Estou saindo com tristeza e por isso vou sentir saudades, vou até repetir : Através destes conjuntos de fatos citados aqui não da mais, não tem como. Não tenho duvidas que qualquer um de vocês na minha situação faria a mesma coisa.
Sigo minha vida aqui em São Bernardo do Campo – SP onde resido, no qual tenho um compromisso com nossa colônia Varzealegrense e dela sempre procurei cuidar muito bem, porque tenho zelo com o nosso povo que aqui reside e através disso e da parceria que fizemos com o empresário Eduardo Chabocão que têm pretensões políticas para este ano nosso grupo se fortalece e cresce a cada dia e como presidente eleito da Associação ACOMBEVP fundada há poucos dias tenho a obrigação de procurar o melhor para essa gente.
Que DEUS abençoe a todos e também a nossa caminhada.

Roberto Leal de Oliveira 09 de Junho de 2016.

terça-feira, 7 de junho de 2016

HÁ 50 ANOS (06.06.66)


Brancas flores enfeitavam o jardim
Rodeadas por roseiras muito belas,
Dando, às vezes, aparência de capelas
Do meu tempo de criança, lembro assim:
Os canteiros perfumados de Jasmim,
O perfume que adentrava nas janelas,
Os Sorrisos de Maria, cor de velas,
A esperança de uma vida sem ter fim.
Minha Mãe recolocando as sementes
E aguando, com mangueira, várias frentes...
Lembro, hoje, Seis de Seis, de Dezesseis!
Minha Avó com a sua voz nos proclamava
Nos dizendo como o "Seis" feliz estava
Noutro Junho: Seis de Seis / Sessenta e Seis.
CENA: Minha mãe Maria Dalva Teixeira aguava o jardim da nossa casa quando a minha avó materna dona Raimunda Teixeira proferiu essa máxima. Ouvi a frase e nunca mais esqueci

Sávio Pinheiro

Filha da madrugada


Sou a filha da dor das madrugadas,
Vejo à noite o que ao dia ninguém ver.
De manhã observo o sol nascer
Sob a cama das ruas, nas calçadas.
Minhas partes íntimas machucadas...
São feridas morais por eu saber,
Que elas foram tocadas sem prazer,
Sem respeito também foram largadas.
Lá em casa é ‘um entra de homem e sai’,
Nenhum deles, esposo nem o pai,
Mas eu sou deles todos, uma trilha.
Nessa vida de tanto sofrimento,
Só me sirvo pros homens, de alimento,
Pra poder dá comida a minha filha.
Lucas Rafael

A Vizinha - As Tradições e o Funk


Uma vizinha como todos nós temos, muitas vezes implicantes, muitas vezes carinhosas e grandes colaboradoras e outras vezes insensatas, insistentes, chatas! A minha também é assim, porém de infalível humor e sutileza.
Ontem ela veio me fazer a costumeira visita e desta vez adentrou ao recinto esbanjando tanta alegria que até cantava uma música que nunca ouvi e de um ritmo estranho e que de repente torna-se frenético. Apenas esperei para que a desenvolta visita se explicasse. Antes que ela dissesse a que veio cheguei a imaginar um motivo para tamanha e insinuante picardia: ora, minutos antes após contemplar aquele arco-íris de beleza ímpar imaginei a figura a procurar e encontrar os dois tesouros nas pontas do arco-íris como descreve a lenda. Nada disso, o motivo era bem outro.
Ela, sem conformes e sem disformes e numa ansiedade própria da felicidade contou-me o tal motivo; um convite para comparecermos a um show com músicas Funk. Estranhei o motivo, o convite e o período em que isto está acontecendo. Sendo nordestinos, de cabeça chata, admiradores do Forró e do Gonzagão e logo nesse período em que acontecem as mundialmente conhecidas e admiradas Festas Juninas e de repente recebo um convite para uma festa funk. Segundo a vizinha, agora deslumbrada, o Cariri, representado pela cidade de Caririaçu, antes Serra de São Pedro e que festeja a cada ano o seu Santo Padroeiro de mesmo nome, rende-se aos ditos sensuais movimentos e de pobres recursos melódicos. Exatamente na última noite da festa do santo padroeiro a cidade será invadida pela modernidade sulina, ou carioca para ser mais preciso e a grande Funkeira Ludmila animará a festa da Serra de São Pedro. Fim dos tempos mesmo! A Tradição Nordestina e Caririense sendo jogada na lata do lixo e bem característico para um país onde a cultura é tratada com igual valor! Adeus Festas Juninas! Adeus Noitadas de São João!! A partir desse dia o Forró, as quadrilhas, a tradição, serão coisas do passado e fora de moda! E por tudo isso a minha resposta para o convite feito pela minha vizinha é NÃO!
Assis Costa 07/06/2016

segunda-feira, 6 de junho de 2016

O POETA ISRAEL BATISTA


O poeta Israel 
É feito saúva
Trabalha contente 
Debaixo de chuva.

Sávio Pinheiro

MOHAMED ALI






Emergiu da sagaz sociedade
O herói que houvera nunca ser.
Sonhador, que subtraiu do ter
O refino e o ideal de liberdade.

Dedicou sua vida vida à lealdade,
Que jamais planejara acontecer.
No tablado e no ringue fez crescer
A defesa inconteste da unidade.

Defendeu com bravura e sem trapaça
- E com punhos de aço - a sua raça.
Desertou, até, guerra sem razão!

Fez-se mito! Foi criado nas batalhas
Ao banir, consciente, as tantas falhas
No clamor da vital libertação.

MARIANA



MARIANA TEM UM MAR,
DE PALAVRAS, DE ALEGRIA,
QUANDO MARIANA SE ESPALHA,
LOGO VIRA FANTASIA.
ARIA DE SUA MARIA,
MAR DE SUA ANA,
RIAN TAMBÉM RIANA,
TUDO, TUDO, DENTRO DE TI MARIANA.
MAR DE MARIANA,
DE SORRISOS DE SUA ANA,
DA BELEZA DO SEU QUE SE RIA,
DO SEU JEITO DE FAZER POESIA.