terça-feira, 7 de junho de 2016

A Vizinha - As Tradições e o Funk


Uma vizinha como todos nós temos, muitas vezes implicantes, muitas vezes carinhosas e grandes colaboradoras e outras vezes insensatas, insistentes, chatas! A minha também é assim, porém de infalível humor e sutileza.
Ontem ela veio me fazer a costumeira visita e desta vez adentrou ao recinto esbanjando tanta alegria que até cantava uma música que nunca ouvi e de um ritmo estranho e que de repente torna-se frenético. Apenas esperei para que a desenvolta visita se explicasse. Antes que ela dissesse a que veio cheguei a imaginar um motivo para tamanha e insinuante picardia: ora, minutos antes após contemplar aquele arco-íris de beleza ímpar imaginei a figura a procurar e encontrar os dois tesouros nas pontas do arco-íris como descreve a lenda. Nada disso, o motivo era bem outro.
Ela, sem conformes e sem disformes e numa ansiedade própria da felicidade contou-me o tal motivo; um convite para comparecermos a um show com músicas Funk. Estranhei o motivo, o convite e o período em que isto está acontecendo. Sendo nordestinos, de cabeça chata, admiradores do Forró e do Gonzagão e logo nesse período em que acontecem as mundialmente conhecidas e admiradas Festas Juninas e de repente recebo um convite para uma festa funk. Segundo a vizinha, agora deslumbrada, o Cariri, representado pela cidade de Caririaçu, antes Serra de São Pedro e que festeja a cada ano o seu Santo Padroeiro de mesmo nome, rende-se aos ditos sensuais movimentos e de pobres recursos melódicos. Exatamente na última noite da festa do santo padroeiro a cidade será invadida pela modernidade sulina, ou carioca para ser mais preciso e a grande Funkeira Ludmila animará a festa da Serra de São Pedro. Fim dos tempos mesmo! A Tradição Nordestina e Caririense sendo jogada na lata do lixo e bem característico para um país onde a cultura é tratada com igual valor! Adeus Festas Juninas! Adeus Noitadas de São João!! A partir desse dia o Forró, as quadrilhas, a tradição, serão coisas do passado e fora de moda! E por tudo isso a minha resposta para o convite feito pela minha vizinha é NÃO!
Assis Costa 07/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário