sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

NÃO FOI FÁCIL


Termina o ano de 2016 e com ele o mandato do Prefeito Francisco Vanderlei de Souza Freire. Como sempre, há os que os que o aprovam, como, naturalmente, há, também, os que o condenam. Por um dever de isenção e adotando critérios de absoluta justiça, acho até que o mesmo saiu-se bem.
Vanderlei chegou para administrar uma crise. Sem suficiente conhecimento dos segredos que se escondem por trás dos negócios públicos, seria natural que lhe faltassem malícia e esperteza no trato com os adversários e até com os "correligionários". Procurando equacionar questões políticas e equalizar os dramas financeiros herdados do passado, perdeu uma boa parte do seu tempo.
Sua posse coincidiu com o início de uma crise que afetou toda a economia nacional.. A recessão econômica, atrelada à desordem institucional, paralisaram o país, com graves reflexos no município. Enquanto a arrecadação caia abruptamente, as despesas cresciam de maneira inevitável.
Nesse quadro de penúria, o Prefeito teve que desdobrar-se para conduzir uma gestão, pelo menos razoável, levando em conta a manutenção de serviços essenciais, já que faltavam à União e ao Estado recursos financeiros para repassarem ao município, como acontecia no passado.
As forças políticas, nem sempre coerentes, utilizaram os efeitos da crise, para desconstruir a imagem pública de Vanderlei, que, porem, continuou sereno o seu trabalho de manter vivo um município, que sobrevive, apesar de tudo.
Impotente, diante de todas as circunstâncias negativas que lhe perseguiram, utilizou-se da transparência e da lisura, como paradigmas a somar-se a outras virtudes que já são naturais aos varzealegrenses, e, assim, acho que fez o que pode. NÃO FOI FÁCIL.

Tibúrcio Bezerra de Morais Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário