Mauri de Oliveira Queiroz (Dores do Indaiá, 1938 ― Contagem , 1990), mais conhecido como Tony Vieira, foi um ator,diretor e produtor de cinema brasileiro.
Nascido em Dores do Indaiá, mudou-se para Contagem aos 12 anos (ou 7 anos ), acompanhando um circo. Foi trabalhar na Companhia de Cimentos Portland Itaú, que patrocinava um programa de televisão e tinha uma companhia de teatro.
A mudança na vida de Tony veio com um convite do diretor do grupo, José Sebastião Carneiro Filho, para fazer testes na TV Itacolomi, em Belo Horizonte. Sua insistência, mesmo após sucessivas reprovações, o levou a trabalhar na telenovela A Garrafa do Diabo. Anos depois, o sucesso o conduziu a São Paulo, apoiado por Moacir Franco. Atuou em filmes de Mazzaropie logo consagrou sua imagem de "durão", em aventuras como Panca de Valente (1968) e Uma Pistola para Djeca (1969)
Na metrópole paulistana, conheceu também a Boca do Lixo, onde realizou seu primeiro longa-metragem, Gringo, o Último Matador (1972).
Tony produzia, protagonizava e também dirigia, mas não gostava muito dessa função. Em entrevista à Folha da Tarde, durante o lançamento de O Exorcista de Mulheres(1974), justificou por que, mesmo sem gostar, preferia dirigir seus filmes:
“ | Para o meu tipo de filme, não encontro o diretor adequado. No Brasil, há bons diretores para dramas, comédias, fitas intimistas... Mas, para policiais e westerns, não.
Seu primeiro trabalho como produtor foi Gringo, o Último Matador, também conhecido como Gringo, o Matador Erótico (1972). Fundou a produtora MQ (das iniciais de seu nome verdadeiro, mas alegadamente para "Marca e Qualidade"), que realizou cerca de 20 filmes policiais e faroestes, de baixo orçamento mas grande apelo popular:
Deprimido e atacado por câncer, voltou a Minas Gerais, onde morreu, em 1990 .
FILMOGRAFIA
TELENOVELA
Fonte: Wikipédia
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário