Tipo
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Rede de televisão
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Fundação
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A Rede
Tupi (TV Tupi ou
simplesmente Tupi) foi a
primeira emissora de televisão do Brasil, da América do Sul e a quarta do mundo.[1]Fundada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo pelo paraibano Assis Chateaubriand, fez parte do Grupo Diários Associados. Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio, depois em 1955 a TV Itacolomi e em 1960 a TV Brasília, entre
outras, que acabaram por formar a Rede Tupi de Televisão. Em 16 de julho de 1980, devido aos vários problemas
administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo brasileiro.
Outras 6 emissoras que formavam a rede também saíram do ar.
Depois de poucos meses de
treinamento, alguns radialistas escolhidos por Assis Chateaubriand, o
Chatô, lançaram-se à aventura de fazer TV. Os estúdios eram pequenos, o
equipamento precário, mas o nascimento da TV Tupi foi solene. Chateaubriand presidiu a cerimonia que contou com a
participação de um cantor mexicano, Frei José Mojica, que entoou "A canção da TV", hino
composto pelo poeta Guilherme de Almeida, que
contou também com a atriz Lolita Rodrigues, especialmente para a ocasião. Um balé de Lia Marques e declamação da
poetisa Rosalina Coelho, nomeada madrinha do "moderno equipamento"
fizeram parte do show. A jovem atriz Yara Lins foi convocada especialmente para dizer
o prefixo da emissora — PRF-3 — e o de uma série de rádios que transmitiam em cadeia o acontecimento.
A seguir entrou a programação na tela dos cinco aparelhos instalados no saguão
do prédio dos Diários Associados.
Há muitas histórias a respeito desse
dia. Uma delas é que, empolgado, Chateaubriand com problemas na vida pessoal,
teria quebrado uma garrafa de champanhe numa das duas câmeras RCA, fazendo com que a TV no Brasil entrasse em cena com
apenas metade de sua capacidade, isto é: com apenas uma câmera. Outra é que,
acabada a inauguração, a equipe se deu conta de que não havia o que colocar no
ar no dia seguinte, pois ninguém havia pensado nisso.
O então radialista Cassiano Gabus Mendes que, aos 23 anos, assumiu a direção artística da Tupi, não podia ouvir
essas histórias, desmentia quantas vezes fosse preciso. "É tudo
invenção do Lima Duarte. Como ele é muito
engraçado, as pessoas acabam se convencendo", dizia ele pouco antes de
morrer, em 1993. "Chateaubriand era um homem esclarecido, não ia
danificar equipamento e tínhamos programação para as três semanas seguintes".
Quando a TV Cultura, canal 2, foi lançada pelos Diários Associados,
suas imagens interferiam no canal 3, onde a TV Tupi era sintonizada e
vice-versa. Por essa razão, em 1960, a PRF-3 TV Tupi de São Paulo passou a
ocupar o canal de número 4, onde ficaria até o fechamento. Isso se explica
assim; os canais 2 e 3 são "adjacentes" ou seja, vizinhos, onde
termina a frequência de um, ou "espaço" deste, começa a frequência ou
espaço do outro, por essa razão, há a interferência mútua, assim, um interfere
no outro. Já entre canais 4 e 5, há um "espaço" de 4 megahertz (os
canais do padrão da nossa TV (PAL-M) ocupa um "espaço" de 6 megahertz cada um) desta maneira, os canais 4 e
5 não se interferem. Nos primórdios da TV, estava previsto o canal 1, porém
antes da sua popularização, os radioamadores ocuparam o "espaço" do
canal 1, então para um melhor aproveitamento da faixa 1 ou seja dos canais 1 ao
6, foi feito um arranjo, para um melhor aproveitamento destes canais, sem que
ninguém sofresse com interferências.
Pioneirismo[editar | editar
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Acostumados
à improvisação e rapidez do rádio, os
pioneiros não tiveram problemas em se adaptar ao moderno veículo e aprenderam
muito: ator virava sonoplasta, autor dirigia, diretor entrava em cena. A TV
Tupi dos primeiros anos era uma verdadeira escola. Dois dias depois da primeira
emissão, em 20 de setembro de 1950, estreou o primeiro programa humorístico, chamado Rancho Alegre com Mazzaropi. Aos
poucos, outros programas ganharam forma: o primeiro telejornal, a primeira telenovela. Nos primeiros tempos, os atores,
acostumados ao rádio, gritavam em cena, assustando os telespectadores.
O
programa TV de Vanguarda revelou a primeira geração de atores,
atrizes e diretores. Foram apresentadas peças como Hamlet, de Shakespeare, e Crime e Castigo, deDostoiévski.
Alguns programas dos primeiros tempos da TV Tupi tornaram-se campeões de
audiência e permanência no ar: Alô Doçura, Sítio do Picapau
Amarelo, O Céu é o Limite, comandado por J. Silvestre, e o Clube dos Artistas (que
existiu de 1952 a 1980) e o famoso telejornal Repórter Esso (que ficou dezoito anos no ar).
A
telenovela foi uma invenção da TV Tupi, que as exibia em capítulos semanais e
era capaz de ousadias como mostrar beijo na boca. Foi em 1951, na novela "Sua vida me pertence",
que Vida Alves deixou-se
beijar pelo galã Walter Forster.
No jornalismo a
emissora repetiu na tela o sucesso do Repórter Esso, que marcou época no rádio
brasileiro a partir de 1941. Os locutores Heron Domingues e Gontijo Teodoroentravam no ar com as últimas
noticias nacionais e internacionais ao som de um dos mais famosos prefixos
musicais da história do rádio e televisão brasileiros.
Se
durante a primeira década de sua existência a Tupi foi líder absoluta, nos anos 60 as
emissoras concorrentes aprimoraram sua programação para lutar pela audiência.
Em 1968, a novela Beto Rockfeller, de Bráulio Pedroso,
revoluciona a linguagem da televisão. A partir da figura de um anti-herói,
surge um novo estilo de interpretação, mais natural. A TV Tupi revela mais uma
geração de talentos.
Também
na programação infantil a TV Tupi se destacou com o Clube do Capitão Aza, criado em 1966, onde clássicos do desenho animado como Speed Racer e
séries comoUltraman e Ultraseven foram
apresentadas.
A
primeira transmissão ao vivo
A TV Tupi de São Paulo
estava decidida a transmitir ao vivo a inauguração de Brasília em 21 de abril
de 1960 para São Paulo. Nesta
época ainda não havia satélites. A criatividade respondeu ao desafio: colocaram
três aviões voando em círculos—dois da FAB e um da VASP. As aeronaves estavam distribuídas uniformemente
na rota entre Brasília e São Paulo, de modo que uma tinha alcance para
transmitir as ondas para outra. Assim, a imagem era captada em Brasília e
transmitida para o primeiro avião, que retransmitia para o segundo, para o
terceiro, o qual, por fim, retransmitia para a antena principal da TV Tupi em
São Paulo, que a retransmitia para a região de alcance.
A
formação da rede e a crise[editar | editar
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A longa
crise dos Diários Associados já havia começado muito antes da morte
de Assis Chateaubriand, em 4 de abril de 1968. Abalada por problemas
financeiros, mal administrada e sem investimentos, a Tupi perde qualidade e
audiência.
Em
1972, a Rede Tupi de Televisão começa a ser formada. Houve várias divergências
sobre qual canal seria a "cabeça da rede": o canal 4 paulistano ou o
canal 6 carioca. Houve duas tentativas para que ambas comandassem a Rede
Associada. Na primeira, a estação carioca comandaria as emissoras do Norte,Nordeste e Centro-Oeste, enquanto que a emissora de São Paulo controlaria os canais do Sul e Sudeste.
Na segunda, a Tupi paulista ficaria responsável pela produção de telenovelas, e
a Tupi do Rio se encarregaria pelos shows e programas de auditório. Mas as duas
ideias não vingaram, e a rixa entre as diretorias das duas estações agravaram a
situação da Tupi. O único ponto positivo nestas duas tentativas foi que a Tupi
foi a primeira rede de TV da América Latina a possuir duas cabeças geradoras de
programação.
No ano
de 1974, foi assinado o decreto que autoriza a TV Tupi a virar "REDE TUPI
DE TV", decreto que foi lido por Gontijo Teodoro na Rádio Tupi.
As
emissoras concorrentes vão ocupando os espaços vazios deixados pela pioneira.
Ano após ano, a crise se aprofunda. E com a novata Rede Globo impondo
seu domínio avassalador, a Tupi se enfraquece. Ainda assim, a emissora pioneira
consegue emplacar sucessos na década como "Mulheres de areia"
(1973), "Meu rico português"
(1975) e "A Viagem"
(1975). No fim dos anos 70 a
situação piora. Os salários atrasam cada vez mais. Há dívidas astronômicas
junto à Previdência
Social. Proliferam muitos escândalos financeiros. Em agosto de 1977,
"Éramos Seis",
"Cinderela 77" e "Um sol maior" registravam os mais baixos
índices de audiência da história do canal. Além da audiência, a publicidade
também escapulia para as concorrentes, o caixa se esvaziava, os salários
deixavam de ser pagos e a greve era questão de tempo. Em outubro de
1977, com três meses de salários atrasados, os funcionários iniciaram a
primeira greve, mas ela é interrompida com o pagamento parcelado dos débitos.
O fim da
"pioneira"[editar | editar
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Os
constantes atrasos dos salários mantinham o clima tenso na pioneira. As
perspectivas de pagamento dos atrasados eram cada vez mais remotas e as
explicações dadas aos funcionários, cada vez mais inconsistentes. Para piorar
ainda mais a situação, em outubro de 1978 um incêndio no prédio da emissora, em São Paulo,
tirou a Tupi do ar por alguns minutos e destruiu os novos equipamentos
adquiridos pela emissora no mesmo ano, e que nem chegaram a entrar em
funcionamento. Ainda em 1978, iniciou a construção de sua nova antena
transmissora, que seria a maior torre de TV da América do Sul (essa torre seria concluída pelo SBT alguns anos depois). No ano seguinte,
o elenco de "O Espantalho",
de Ivani Ribeiro (uma produção dos Estúdios Silvio
Santos feita em 1977), processou a Tupi por não pagar os direitos conexos aos
atores que trabalharam na trama. Entre 1979 e 1980, nova greve. A crise chegou
a Brasília. O então presidente da República, João Figueiredo,
se dispôs a receber uma comissão de dirigentes dos sindicatos envolvidos. Muito
se discutia, pouco se fazia.
A greve
persistiu até o início de fevereiro de 1980, quando a emissora fechou seu
departamento de dramaturgia e dispensou os 250 funcionários que trabalhavam
nesse setor. Foram interrompidas as novelas "Drácula, Uma
História de Amor", que só teve 4 capítulos exibidos, e "Como salvar meu
casamento", a 20 episódios de seu desfecho. Além disso, outra
trama, "Maria Nazaré",
estava em fase de pré-produção e 32 cenas já estavam gravadas na época, mas não
chegou a entrar no ar. Para substituir Drácula,
uma História de Amor, foi colocada a reprise da novela Éramos Seis,
e em substituição à Como
Salvar Meu Casamento, foi colocada a reprise de A Viagem.
Em 16 de julho, faltando apenas dois meses antes
de completar 30 anos no ar, a Tupi tem 7 de suas 10 concessões declaradas
peremptas (termo jurídico que significa "não-renovável") pelo Governo
Federal; a decisão foi publicada no Diário Oficial, no dia seguinte. Minutos antes
do meio-dia de 18 de julho, três engenheiros do Departamento
Nacional de Telecomunicações (Dentel) subiram ao décimo andar do edifício-sede
da TV Tupi de São Paulo, na avenida Professor Alfonso Bovero, nº 52, no bairro
do Sumaré,
e lacraram os transmissores. Saíam também do ar a TV Tupi do Rio, a TV Itacolomi de Belo Horizonte, a TV Marajoara de Belém, a TV Piratini de Porto Alegre, a TV Ceará deFortaleza, e a TV Rádio Clube do Recife.
Um
delegado da Polícia Federal e mais quatro agentes davam proteção
aos engenheiros. A emissora saía do ar exatamente 29 anos e dez meses depois de
sua inauguração. Permanece, entretanto, um acervo de duzentos mil rolos de
filmes, 6.100 fitas de videotape e textos de telejornais que contam 30 anos de
muitas histórias do Brasil e do mundo.
Das
sete concessões declaradas peremptas, a última que saiu do ar foi a Tupi do
Rio. Em 17 de julho, os funcionários da estação
iniciaram uma vigília de 18 horas, comandada pelo apresentador Jorge Perlingeiro, com o objetivo de impedir
que o canal fosse fechado. Várias personalidades, como o cantor Agnaldo Timóteo e o humorista Costinhaderam
apoio aos funcionários. Mas nada adiantou. Às 12:36 de 18 de julho, logo após a
exibição de um vídeo da missa do Papa João Paulo II realizada no Aterro do Flamengoe
a leitura, feita pelo ator e locutor Cévio Cordeiro, de uma mensagem dirigida
ao presidente Figueiredo pedindo para que a estação não fosse fechada, o sinal
da Tupi do Rio era definitivamente cortado. Durante o vídeo e a mensagem
citados, os funcionários puseram na tela os dizeres "Até Breve, Telespectadores
Amigos. Rede Tupi". E, ao fim, aparecia o logotipo da TV Tupi. Uma das
frases mais marcantes no dia do fechamento foi: "Nos deixe trabalhar".
Recuperação
judicial[editar | editar
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Após o
fechamento da Rede Tupi, o governo federal passou o ativo da emissora para
empresários. Abriu-se concorrência em 23
de julho de1980 e
entraram no páreo o Grupo Abril, o Grupo Silvio Santos (que controla o SBT),
o Grupo Bloch (Rede Manchete), além de outras companhias
menores. Como na época a Revista Veja estava
incomodando o governo com críticas, eles decidiram passar em 23 de abril de
1981 uma nova licença do canal 4 paulistano para a TVS,
o canal 6 carioca para o Grupo Bloch e a partir de 1985, os outros ativos da
emissora "prédio, equipamentos e outro canal não utilizado" para o
Grupo Abril.
Atualmente
o prédio da emissora é a sede da Abril Radiodifusão,
que por 23 anos gerou o canal MTV Brasil, atualmente em televisão por
assinatura diretamente
pela Viacom, sob o nome MTV. Apesar de não conseguir a licença do
canal 4 em VHF,
necessário para realizar o projeto de criação de sua rede de televisão, em
janeiro de 1987 o Grupo Abril conseguiu o seu canal em UHF.
Após conseguir seu canal próprio, e com a maturidade da MTV Brasil no mercado,
a Abril Radiodifusão efetuou em 2003 o pedido de várias licenças de retransmissão de TV em várias localidades do país. Após
uma rápida crise no grupo e a enorme queda de audiência, não apenas para
concorrentes diretos, mas também para a internet, a MTV Brasil fechou em 30 de setembro de 2013,
dando lugar a Ideal TV que
anteriormente foi um canal por assinatura,
agora como emissora provisória, uma vez que a Abril não manifesta interesse em
manter o canal. O Grupo Abril anunciou por comunicado em 18 de dezembro de 2013 a venda da Abril Radiodifusão,
que transmite a Ideal TV, para o Grupo Spring de
Comunicação, que edita a edição brasileira da revista Rolling Stone.[2] [3] Os
valores da transação não foram divulgados, mas segundo fontes ouvidas pelo
jornal Folha de S. Paulo, a venda foi fechada em
cerca de R$ 350 milhões e foi realizada pelo banco americano JP Morgan.[4] [5] A
venda ainda terá que ser aprovada pelo Ministério
das Comunicações e
pelo CADE.[6]
Os Diários Associados ganharam na Justiça em 1998 ação
indenizatória contra o Governo Federal,
e terão de ser indenizados pela intervenção que resultou na perda de 5 dos 7
canais das Emissoras Associadas, que não enfrentavam dificuldades financeiras
na época. Somente a TV Tupi de São Paulo e a TV Tupi do Rio estavam com
salários atrasados. No caso do canal 6 carioca, boa parte de suas contas eram
pagas pela Super Rádio Tupi do Rio, uma vez que a rádio e a TV
faziam parte da mesma razão social (S/A Rádio Tupi). Na época, a lei previa que
o governo federal teria de nomear um interventor para assumir a administração
das empresas em dificuldades, afastando com isso os seus controladores, que a
levaram a crise que estavam enfrentado, e somente em caso de falência, que não
houve, é que caberia a decisão que foi tomada, o que não era o caso de TV Tupi
de São Paulo, e nem da TV Tupi do Rio, pois seus patrimônios, imóveis,
equipamentos, instalações, etc., cobriam as dívidas existentes.
Fonte: Wikipédia
Fonte: Wikipédia
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