sexta-feira, 25 de março de 2016

História da ASSEMBLÉIA DE DEUS /TEMPLO CENTRAL




PIONEIROS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS


--------  
Família e Biografia DANIEL BERG               Família e Biografia GUNNAR VINGREN 

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS DO CEARÁ
- Ministério Templo Central -
Nossa história se confunde com a história dos missionátios Gunnar Vingre e Daniel Berg, pioneiros do movimento pentecostal no Brasil. Vindos dos EUA, após aportarem em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, por onde o evangelho começou, Então o trabalho foi organizado como igreja, o que se deu a 18 de junho de 1911, quando por deliberação unânime, foi fundada a Assembleia de Deus no Brasil, tendo em Daniel Berg e Gunnar Vingre os primeiros orientadores.
Após a organização da Igreja Assembléia de Deus em Belém do Pará, chegou ao Ceará a irmã Maria de Nazaré, a segunda crente batizada com o Espírito Santo, sendo uma das fundadoras da Igreja naquela cidade. A irmã Maria de Nazaré veio a sua terra natal, Ceará, testificar aos seus parentes que moravam na serra de Uruburetama, distante de Fortaleza 120km. Como seus parentes não aceitaram o seu testemunho de fé, nem a receberam, ela se dirigiu ao Sítio Santana na Fazenda Lagoinha, onde havia duas congregações de crentes presbiterianos, Maria de Nazaré testificou para aqueles irmãos acerca do batismo com o Espírito Santo que todos aceitaram a mensagem pentecostal. Depois de alguns dias com aqueles irmãos, Maria de Nazaré voltou a Belém e contou para a Igreja e para os Pastores, Gunnar Vingrem e Daniel Berg, como Deus abençoara sua viagem ao Ceará.
NA REGIÃO NORTE
A Igreja em Belém, sem
 
demora enviou ao Ceará o Ev. Adriano de Almeida Nobre, cearense, nascido em Pacatuba no ano de 1880. Adriano Nobre viajou de navio, de Belém a Camocim, uma das cidades do Ceará, de onde tomou um trem até Sobral; desta cidade seguiu de jumento até Lagoinha, cerca de 90 km. Naquele lugar  foi recebido calorosamente pelos irmãos, antes presbiterianos, agora pentecostais. O Ev. Adriano Nobre começou a pregar e muita gente aceitou a Jesus como seu salvador. Cerca de 200 pessoas foram batizadas com o Espírito Santo. Era Julho de 1914.
O inimigo da obra de Deus ficou furioso e muitos se levantaram contra o pregador, que foi preso e escarnecido nas ruas de São Francisco de Uruburetama, atualmente cidade de Itapajé, foi lançado na cadeia pública, apenas com suas roupas íntimas.
O juiz daquela comarca, Dr. Olívio Câmara, tomando conhecimento do desagradável e injusto acontecimento, mandou soltá-lo imediatamente. Ele saiu da prisão cantando hinos de louvor a Deus, e testificando para os soldados e pessoas presentes. Adriano Nobre depois de visitar e confortar a Igreja demorou apenas alguns dias naquele lugar pregando a Palavra de Deus, 
voltando a Belém do Pará.
A Igreja continuou firme nos caminhos do Senhor, orando para que Deus lhes enviasse um novo pastor. Em 1915 o missionário Gunnar Vingrem visitou a Igreja em sua sede Lagoinha, consagrou a pastor  um cooperador do trabalho, Vicente Sales Bastos, através do qual Deus fez uma grande obra em toda aquela vasta região. Em 1919, o missionário Oto Nelson também veio ao Ceará, pregou na Câmara Municipal de São Francisco de Uruburetama, trazendo um novo e abençoado avivamento para a Igreja.
Em Itapajé, e na região norte do estado, a igreja comemora todos os anos com muita alegria e gratidão a Deus, o dia 20 de julho de 1914, como data de sua fundação.

NA REGIÃO SUL
Na Região Sul do Estado, com a chegada do Ev. José Alencar de Macedo, vindo do estado do Pará em 1926, foi iniciado o trabalho de pregação do Evangelho no Município de Morada Nova que setendeu a muitos outros municípios Cearenses. Esse valoroso obreiro prosseguiu evangelizando, andando a pé, chegando até o Estado do Rio Grande do Norte, onde por seu intermédio, Deus operou maravilhas e foi realizado um grande trabalho.
NA REGIÃO MARÍTIMA
Em Fortaleza, Capital do Estado do Ceará, já existiam diversos irmãos evangelizados pelos crentes que chegaram do Pará, porém não havia ainda, nenhuma Igreja organizada. Em 1929 a Igreja em Belém enviou para Fortaleza o Pr. Antônio Rêgo Barros, cearense de Lavras da Mangabeira, convertido ao Senhor no Estado do Pará, onde fora consagrado e havia o desejo profundo de evangelizar seus conterrâneos. Chegando a Fortaleza reuniu os crentes em uma casa alugada na Rua Santa Terezinha, Nº 146, no Bairro Moura Brasil,  e no dia 7 de Setembro de 1929,  foi dirigido o primeiro culto, que é considerado data oficial da fundação da Igreja em Fortaleza. Não obstante as lutas e dificuldades o trabalho floresceu maravilhosamente, com o poder do nosso grande Deus. O Pr. Antônio Rêgo Barros permaneceu em Fortaleza até o dia 6 de Outubro de 1931, transferindo-se para Maceió no Estado de Alagoas.
 
Pr. Antônio Rêgo Barros
1º Presidente
.................................................................................
Pr. Julião Silvavindo também de Belém do Pará, recomendado pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingre, assumiu a direção da Assembléia de Deus em Fortaleza, no dia 6 de outubro de 1931, ficando até o dia 1º de Maio de 1932.
 
Pr. Julião Silva
2º Presidente
.................................................................................
Pr. José Teixeira Rêgo, maranhanse, converteu-se em Belém do Pará, no dia 24 de Dezembro de 1921, através de uma pregação do Pr. Almeida Sobrinho, foi ordenado em 10 de Janeiro de 1928, pelos missionários Gunnar Vingren e Simão Lundgren. veio de Petrópoles, Rio de Janeiro. Assumiu a direção da Igreja em Fortaleza, no dia 1º de maio de 1932, e transferiu, no dia 13 de Setembro de 1935, a seda da Igreja para a Rua Tereza Cristina, 673, Centro, solenemente inaugurado no dia 1º de Maio de 1942, permanecendo até os dias de hoje. José Teixeira Rêgo foi um pastor muito dinâmico e esforçado pela Evangelização de Fortaleza e do Estado do Ceará, ele é portanto, considerado pela igreja, o apóstolo do Ceará. Depois de 28 anos de profícuo trabalho, sofrimentos, lutas e vitórias, passou para o Senhor no dia 5 de Dezembro de 1960.
 
Pr. José Teixeira Rego
3º Presidente
.................................................................................
Pr. Armando Chaves Cohen teve um curto ministério a frente da Igreja em Fortaleza, assumiu o comando em 5 de dezembro de 1960 e nela permaneceu até o dia 7 de Fevereiro de 1962.
Pr. Armando Chaves Cohen
4º Presidente
.................................................................................
Pr. Emiliano Ferreira da Costa, também foi um grande e esforçado obreiro frente a emergente Igreja Assembéia de Deus, na qual comoneçou a trabalhar no dia 7 de fevereiro de 1962, com ele o trabalho missionário transcultural teve início, tendo prosperado até os dias atuais. Esse valoroso obreiro foi chamado pelo Senhor no  dia 1º de Maio de 1985.
Pr. Emiliano Ferreira da Costa
5º Presidente
.................................................................................
Pr. Sebastião Mendes Pereira, que servia como Vice-presidente, desde o dia 27 de Janeiro de 1961, assume a presidência da Igreja, com o falecimento do Pr. Emiliano Ferreira da Costa, em 1º de maio de 1985, permanecendo até hoje. 
Pr. Sebastião Mendes Pereira
6º Presidente
...................................................................

http://adbeirario.no.comunidades.net/historia-da-ad-tc

2 comentários:

  1. A igreja do Ceará E diferente das demais batem palmas dança referência muito até idólatras seus líderes esse negócio de templo central Conheço o ministério missão Madureira mas esse não sei E vê pastor onde congrego dizer que esse pasto atual ta dirigindo um avião com carteira de fusca desunião lamentável

    ResponderExcluir
  2. Aqui andam de todo jeito calça comprida os homem do jeito que quer doutrina não tem toda sexta so são 20 minutos de palavra taí o motivo do povo viver disperso mas estória do a palavra lamentável não vejo a hora de voltar pq sei q no primeira oportunidade vou pregar aqui já são um ano e meio sem oportunidade

    ResponderExcluir