segunda-feira, 28 de março de 2016

Cantora Maritza Fabiani


Maritza Fabiano Teixeira, artisticamente conhecida como Maritza Fabiani, nasceu em Pelotas, RS, no dia 17 de janeiro de 1950. Filha de pai militar da Marinha e mãe atriz, Maritza Fabiani cresceu entre o Rio de Janeiro e Curitiba, onde iniciou sua carreira artística. 

Criança prodígio, aos 10 anos já fazia mímicas na TV Paraná (Canal 12). Com a mesma idade, passou a apresentar o programa 'Petit Show', que incluia mímica, teatro e música. Aos 12 anos, já no Rio de Janeiro, depois de convencer Jair Taumaturgo com uma mímica perfeita de "Dateme un martelo", de Rita Pavone, estreou na TV Rio. Vendo-a na TV, o apresentador, produtor e compositor Carlos Imperial encantou-se com o talento da menina. Sabendo que, além do que tinha visto, ela ainda cantava, apresentou-a a João Araújo, produtor da Philips. No selo, ela estreou em 1966 com a gravação de "Não me deixe só", o maior sucesso de sua carreira -- versão de Paulo César Barros para "I only want to be with you", o primeiro single da cantora inglesa Dusty Springfield, lançado no início dos anos sessenta. 

No entanto, como a linha editorial da gravadora, naquele momento, apostava mais na MPB e nos tropicalistas, ela tratou de mudar-se para a CBS, a "casa" da Jovem Guarda.

Maritza iniciou o novo momento da carreira lançando o compacto "Bang Bang / Society em brasa", e também participando da coletânea "Os Novos Reis do Iê-Iê-Iê". Nas coletâneas da CBS, ela somava-se às novas apostas da gravadora, como Ronnie Von, The Brazilian Bitles, Márcio Greick e até mesmo os brasilienses Os Primitivos.
Até 1969, ela gravou diversos compactos, com destaque para a versão de "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones", acompanhada dos Brazilian Bitles. O tecladista Lafayette, segundo ela, emprestou seu clássico teclado para a canção "Quero ter você perto de mim", lançada em 1968, junto com "Castigo".

Aos 18 anos, depois de deixar sua marca registrada em discos e programas da Jovem Guarda, a menina/adolescente precoce decidiu parar. Abandonou a carreira iniciada ainda na infância e dedicou-se aos estudos, com o objetivo de formar-se em psicologia, profissão que, atualmente, é a sua principal atividade. 

Mas, como nada na vida da determinada Maritza Fabiani respeitou as regras pré-estabelecidas, apenas dois anos depois ela já estava de volta. 

Em Outubro de 1972 formou, com a irmã Cristina, a dupla Kris & Cristina, ela estourou no país com o tema de abertura da novela 'Uma rosa com amor', de Antônio Carlos e Jocafi. Depois, a dupla integrou-se ao nascente programa Chico City, de Chico Anísio, então ao vivo, onde cantavam o tema de abertura. Além disso, elas participam do LP gravado por Chico Anísio, cantando e fazendo backing vocals em diversas canções.

Atualmente Martiza Fabiani atua como psicóloga, apresentando-se esporadicamente para amigos.
Fonte: http://jovemguarda-musicaecomportamen...

Nenhum comentário:

Postar um comentário